Na última quinta-feira (18/1), a Prefeitura de Contagem, por meio do projeto “Riacho Verde”, realizou a arborização de uma área remanescente da rua Andrômeda, no bairro Jardim Riacho. Diversas crianças e adolescentes que moram no entorno se reuniram com a Regional Riacho, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para contribuir com o plantio.
A ideia surgiu de uma solicitação vinda dos síndicos dos condomínios Reserva das Flores e Jardim Riacho das Pedras II, que estão localizados no entorno da área remanescente. “Com o acúmulo de mato e a falta de destinação para esta área, o local passou a se tornar um estacionamento irregular e também um “esconderijo” para usuários de drogas. Nós, moradores, nos sentíamos acuados, principalmente, à noite, com medo de chegar em casa”, explicou Bárbara Rodrigues, moradora do condomínio Reserva das Flores.
Foi então que a Regional Riacho, em associação com a Polícia Militar, começou a pensar soluções para garantir maior segurança aos moradores. “A capina no local e o plantio de mudas foram os primeiros passos para a transformação da situação que a população enfrenta. Buscamos com o plantio um envolvimento da comunidade, principalmente das crianças e adolescentes com o local, trazendo uma sensação de pertencimento e gerando mais cuidado para, assim, avançarmos, num futuro, para uma melhor destinação ao local que não o estacionamento irregular”, explicou o administrador regional, José Rodrigues.
A iniciativa plantou 10 árvores, cada uma recebeu o nome da criança que realizou o plantio. Arthur Rodrigues, de 9 anos, comentou que aprendeu na escola que “é muito errado não cuidar do meio ambiente”, por isso resolveu se envolver na atividade. Além do plantio, todos receberam um exemplar da história em quadrinhos “Missão Riacho Verde” da Turma do Contagito.
O administrador informou ainda que “os moradores agora estão se mobilizando para realizaram uma votação para a escolha da destinação da área. A ideia é entender o eles desejam para a área remanescente, se é uma academia da cidade, um parquinho ou outro equipamento. A partir dessa escolha, a Prefeitura irá atuar em prol de atender a solicitação e trazer mais qualidade de vida para todos”, destacou.
Fotos: Anne Dias